Evento nos EUA começa nesta segunda (13) e segue até o dia 26.
Novos Mustang, Classe C e Corvette Z06 serão principais atrações.
Embora instalado numa cidade em pleno processo de falência, o Salão de
Detroit continua sendo um dos palcos mais tradicionais para lançamentos
mundiais da indústria automotiva. A 107ª edição do evento começa nesta
segunda-feira (13), quando abre suas portas para a imprensa
especializada, e segue até dia 26 não só com estreias das
norte-americanas Chrysler, Ford e General Motors, mas forte presença
também das europeias e asiáticas – especialmente Mercedes-Benz,
BMW, Hyundai e Honda.
Veja os lançamentos mais esperados para o North American International Auto Show 2014.
Audi
Audi terá crossover de 4,20 m (Foto: Divulgação)
Mais uma amostra de que os crossovers se aproximam do que parece ser a
fórmula ideal
para atender novos consumidores é o modelo que a Audi revelará em
Detroit, o qual a marca descreve como “carro esporte compacto” e
“crossover para todas as estradas e trilhas, para uso diário e
recreativo”. A Audi divulgará mais informações sobre o modelo apenas em
Detroit – o que se sabe, por ora, é que ele tem duas portas e 4,20 m de
comprimento. Especula-se que a novidade vai inaugurar uma nova família
de crossovers, posicionada abaixo do atual Q3 - naturalmente batizada de
Q2.
BMW
Cupê M4 estreará em Detroit (Foto: Divulgação)
A marca alemã terá lançamentos mais relevantes em comparação às últimas duas edições, quando apresentou o
ActiveHybrid 3, em 2012, e
Série 4 Coupé Concept,
Z4 reestilizado e M6 Grand Coupé, em 2013. Modelo histórico para a
marca, o M3 será equipado pela primeira vez com motor turbo, no caso um
3.0 de 6 cilindros e 425 cv – que equipará também o M4, outra estreia da
marca em Detroit.
Revelada em outubro, a nova família
Série 2
também será lançada oficialmente no salão norte-americano. Substituta
do Série 1 cupê, a gama será representada pelas versões 220i (184 cv) e
M235i (326 cv). Por fim, a BMW também mostrará o X1 reestilizado, com
novos para-choques, rodas, capô e faróis (com luzes diurnas de LEDs).
Chevrolet
Chevrolet Corvette C7 Stingray (Foto: Divulgação)
Estrela da edição 2013
do Salão de Detroit, o novo Corvette voltará a ser um dos protagonistas
do evento com as versões Z06 e C7.R. O Chevrolet Corvette, inclusive, é
um dos três finalistas ao prêmio North American Car of the Year, cujo
vencedor será anunciado durante o evento. Para eleger o carro
norte-americano do ano, 48 jornalistas especializados dos EUA e Canadá
consideram fatores como inovação, design, segurança, dirigibilidade,
prazer ao volante e custo-benefício.
Chrysler
Chrysler 200 avançará uma geração (Foto: Div.)
Uma das anfitriãs do evento, a Chrysler mostrará a nova geração do sedã
médio 200, que fora completamente redesenhado – se afastando assim do
300,
com ângulos e formas mais arredondadas. Com chegada às lojas
norte-americanas prevista para o final do ano, o modelo terá motores 2.4
de 184 cv e 3.6 V6 de 295 cv, dependendo da versão.
Ford
Icônico, Mustang faz 50 anos (Foto: Divulgação)
Completando 50 anos em 17 de abril, o Mustang será exibido pela
primeira vez em sua nova geração. Mais recente produto global da Ford,
ela foi
apresentada no último mês,
simultaneamente, em seis cidades: Dearborn (cidade próxima de Detroit,
onde fica a sede da Ford), Nova York, Los Angeles, Xangai, Sydney e
Barcelona. O motores 3.7 V6 (304 cv e 37,3 kgfm de torque) e 5.0 V8 (426
cv e 53,9 kgfm) passaram por melhorias, enquanto um 2.0 EvoBoost, de
309 cv e 41,5 kgfm, é inédito para o esportivo. Os visitantes poderão
conferir de perto as duas versões, cupê e conversível.
Kia
Kia GT4 Stinger (Foto: Divulgação)
A montadora coreana marcará presença com o conceito GT4 Stinger.
Trata-se de um cupê de quatro lugares, que “entortará cabeças enquanto
entrega um divertimento supremo ao volante tanto em estradas quanto
trilhas”, nas palavras da Kia. Seu estilo remete ao do Audi R8 e seu
motor é um 2.0 turbo – que joga seus 320 cv nas rodas traseiras.
Lexus
Lexus RC F é cupê de 460 cv (Foto: Divulgação)
Um esportivo totalmente novo, desenvolvido do “zero”, é o que promete a
japonesa Lexus. O RC F é um cupê equipado com um 5.0 V8 de 460 cv, e
tem na mira modelos como BMW M4, Audi RS 5,
Mercedes-Benz C63 AMG Coupe e o futuro Cadillac ATS V Coupe. O RC também será apresentado numa versão mais mansa, com motor V6
Mercedes-Benz
Mercedes GLA 45 AMG (Foto: Divulgação)
Maior, mais leve, mais equipado e totalmente redesenhado, o
novo Classe C
promete ser um dos principais lançamentos do Salão de Detroit. A quarta
geração do sedã se aproxima visualmente e em quesitos tecnológicos do
Classe S,
atualmente o modelo mais moderno da empresa alemã – e que estrará a
versão S600, ainda mais luxuosa e potente, no evento norte-americano.
Futuro Mercedes nacional,
o GLA conhecerá sua versão esportiva em Detroit. Equipado com um motor
2.0 turbo de 360 cv e 45,9 kgfm de torque, o GLA 45 AMG vai de 0 a 100
km/h em 4,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada
eletronicamente.
Mini
Cooper John Cooper Works (Foto: Divulgação)
A
nova geração do Cooper
será o centro das atenções no estande da Mini. Além do visual renovado,
o modelo tem como principais novidades mais equipamentos e os novos
motores 1.5 de 3 cilindros e 136 cv e 2.0 de 4 cilindros e 192 cv. A
versão apimentada
John Cooper Works também fará sua estreia mundial em Detroit.
Nissan
Nissan Sport Sedan (Foto: Divulgação)
A Nissan revelou na última semana parte do
Sport Sedan.
O conceito, que trará a tendência visual de seus próximos sedãs, será
relevado nesta segunda. No estande da marca também estarão os modelos
IDx Freeflow e IDx Nismo, que apareceram pela primeira vez no Salão de
Tóquio 2013, em novembro.
Volvo
Volvo Concept XC Coupé (Foto: Divulgação)
O Volvo Concept XC Coupé é o segundo carro-conceito que partirá da
plataforma SPA – o primeiro foi o Concept Coupé, revelado no Salão de
Frankfurt. O protótipo com ares de crossover sugere como será a próxima
geração do XC90 – além de outros modelos da fama aventureira da Volvo.
“Ambos concept cars mostram como nós vamos desenhar nossos carros daqui
em diante. Nós acrescentamos valor emocional para a marca Volvo com
elementos clássicos do design escandinavo, que são a calma e a beleza
confiante”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design
da Volvo Cars.
Nenhum comentário:
Postar um comentário